domingo, 13 de outubro de 2013

Visitando Edimburgo - 1º Dia

Olá pessoal, quero começar pedindo desculpas pela demora no novo post, como já disse antes estamos em contagem regressiva para nossa volta ao Brasil, e aproveitando o tempo ao máximo para fazer nossas visitas pela Europa e outros países. Minha intenção era escrever no dia seguinte que chegarmos de cada viagem, mas estamos tendo um tempo muito curto entre um embarque e outro, o que estou achando o máximo, rsrs Mas isto nos tem impossibilitado de atualizar o blog como gostaríamos. Bom, mas chega de conversa, vamos ao assunto do dia: Escócia, mais precisamente a cidade de Edimburgo.
Nosso coração estava apertado, porque na correria tínhamos deixado os países mais próximos para depois e quando percebemos, por pouco não iríamos a Edimburgo. Mas graças a Deus conseguimos e ficamos muito felizes com esta visita.
Edimburgo é uma cidade histórica, linda, turística e muito calma. Digo calma porque acabamos de voltar de Atenas (assunto dos próximos posts) e o trânsito de uma para outra é como água e vinho. No caso a água é Edimburgo, com tudo bem sinalizado, sem correrias e buzinas. O que até é de se estranhar pois a cidade está passando por um amplo desenvolvimento, existem obras de metrô em várias partes, maquinários espalhados, mas tudo muito bem organizado causando o mínimo de transtorno possível.
Bom, como já devem saber partimos de Dublin (Irlanda) que é nossa residência até novembro, e num vôo tranquilo de aproximadamente 1 hora chegamos ao Aeroporto de Edimburgo, que não é muito longe do centro da cidade. Pegamos o ônibus que faz a linha Aeroporto - Centro chamado Airlink, linha 100. Tivemos a sorte de pegar assim que saímos do terminal, que é o único. A passagem foi no valor de 6 Pounds (ida e volta).


                                            Paulo na saída do Aeroporto

No ônibus Airlink 100, a caminho do centro da cidade. Ônibus super confortável e com internet.

Nosso Hostel ficava próximo da Princes Street, mas erramos na hora de descer e ficamos no ponto final, que é a na estação Waverley Station, o que não é ruim pois fica muito próximo ao Centro de Informação ao Turista, onde você pode pegar um mapa e desbravar a cidade a pé. Sim! Esta é uma das facilidades de Edimburgo, não precisa pegar ônibus para nada, a não ser que você odeie andar a pé e quer o máximo de conforto, mas uma dica: A melhor forma de se conhecer um lugar é andando, pois assim você acaba vendo coisas que não veria dentro de um carro, ônibus ou metrô. Portanto coloque um calçado confortável e sempre que puder... ande!
Eu havia separado um roteiro de dois dias que achei num blog muito legal, o Contanto as Horas, mas acabamos refazendo os planos e descobrindo aos poucos tudo o que queríamos ver, e foi a melhor escolha. Começamos pelo ponto principal da cidade, o Castelo de Edimburgo. No caminho vimos o chamado Museu do Whisky, onde servem degustação de vários tipos de whisky e contam a história da bebida que é um dos símbolos da Escócia, mas não era do nosso interesse, então seguimos em direção ao Castelo.

                          Museu do Whisky - The Scotch Whisky Experience.

O Castelo de Edimburgo é um lugar fantástico, de onde se pode ter a vista de toda a cidade. Voltamos ao tempo e de lá imaginamos como os soldados podiam vigiar a cidade. Chegamos antes de abrir, era um domingo, e tinham muitos, mas muitos turistas mesmo! E ônibus paravam na porta e desciam mais e mais pessoas. A entrada para o Castelo só é free numa pequena parte, mas é um desperdício depois de estar lá não ver tudo, o valor é salgado... 14,50 Pounds. É muita história para se viver e se não tem jeito, pagamos. O triste é que nem desconto para estudante tem, mas vamos lá...


                                           Turistas chegando a todo momento.

Você pode fotografar em quase todos os lugares, que eu me lembre apenas na sala onde ficam as jóias e a Coroa que não é permitido.
Quando visitamos o Salão de Festas tivemos a sorte de presenciar uma encenação de como fazer aquelas roupas típicas escocesas, o kilt. Além disso foi explicado algumas formas de defesa usadas pelos soldados. Foi tudo muito legal!
Segue uma parte da apresentação para vocês.


Tem que separar no mínimo 3 horas para a visita, e para quem curte história como nós e passa tempos lendo as descrições, pode ser mais um pouquinho. Mas amamos tudo, aliás, não amamos o valor das refeições dentro do Castelo. Demos a bobeira de subir sem ter tomado um café antes e lá pelas tantas a fome apertou e um mísero cafezinho, de meia xícara nos custou 1,70 Pounds. Parece pouco, mas se pensarmos que 1 Pound hoje é quase 4 Reais do Brasil,  dá para se entender nosso espanto, rsrs
Mas enfim... andamos, andamos e andamos. O área do castelo é grande, compreende salas, quartos dos nobres, algumas exposições, museus e jardim. Passamos bons momentos e recomendamos muito a visita.
                                              Uma das primeiras torres do Castelo.


                                          A vista que temos das muralhas do Castelo.

                                                  Lareira de um dos aposentos reais.

Salão de Festas do Castelo.

                    Uma das relíquias com a chave do Castelo e o nome dos reis e rainhas que passaram por lá.

A visão que os soldados tinham ao atirarem com seus canhões.

                     Na entrada do Museu Real de Armas dos Dragões, nome dado aos soldados da Escócia
Descendo a ladeira do Castelo, sentido centro da cidade, encontramos a Universidade de Edimburgo, um prédio muito bonito e que pode ser visitado, mas preferimos ir até o pátio apenas.

                                                Universidade de Edimburgo.

Saindo de lá fomos para a Galeria Nacional da Escócia, que é super fácil de achar, é um complexo grande no meio do Princes Garden, que você acha logo que desce a ladeira do Castelo.


                                               Galeria Nacional da Escócia.
A entrada é Free e você encontra obras belíssimas de artistas não apenas escoceses, mas de vários países. Vimos uma de um artista japonês que nos encantou bastante.


                                           Lindas obras espalhadas pela Galeria.

Na área lateral da galeria existe um revezamento de artistas de rua, fizemos um pequeno vídeo também. O interessante é que foi como eu sempre imaginei, andar pelas ruas e ouvir aquelas musiquinhas escocesas, rsrs


Quando saímos da Galeria já estávamos cansados e com fome novamente, paramos num Subway e de lá fomos achar nosso Hostel, que fica depois da Princes Street que é a rua mais movimentada da cidade, com lojas conhecidas aqui na Europa, várias lojas de souvenirs (que achamos muito caros por sinal, mas no próximo post vamos dar uma dica quanto a isso) e achamos supermercados também. Depois de uma descansada, ainda tivemos ânimo para curtir a noite na cidade, mas como já disse antes, a tranquilidade impera, e não vimos a agitação que costumamos encontrar aqui em Dublin. Mas passeamos em segurança, e tivemos a alegria de ver o Castelo iluminado, o que é um espetáculo à parte.
Castelo visto da Avenida.

Hoje ficamos por aqui, na próxima vamos falar do nosso segundo e mais agitado dia em Edimburgo. Ah e antes que eu me esqueça... não acredite quando te falarem que dois dias são o bastante para conhecer a cidade, fizemos isso e saímos com vontade de ver mais. Na correria você consegue ver a cidade em dois dias, para conhecer recomendo no mínimo três.

See you soon!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post?