quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Galway e Cliffs of Moher, ótimos lugares para conhecer na Irlanda.

Este post tem a intenção de provar que o seu título é inteiramente verdadeiro, e com as imagens que vocês vão ver, terão a mesma certeza que tivemos.
Morar em Dublin, entre outras facilidades, está a de ser conhecer muito países a um custo consideravelmente pequeno, devido a quantidade de voos que partem daqui e o preço muito baixo de algumas passagens. No entanto, esta facilidade pode nos induzir a um erro... Viver na Irlanda e não conhecer a Irlanda. Nossa intenção sempre foi evitar este erro, por isso estamos tentando aproveitar ao máximo para conhecer melhor este lindo e encantador país. Já publicamos aqui um pouco sobre o litoral da Irlanda, e hoje vamos falar da nossa visita a uma cidade que fica a aproximadamente 3h do centro de Dublin e que representa, sem a menor sombra de dúvidas, uma típica cidade irish, destas que vemos em filmes e ficamos coma impressão de que voltamos ao tempo... a linda Galway!
Como nossa viagem à Irlanda do Norte, desta vez também optamos por grupo de excursão,  num grupo menor mas com a mesma empresa (GMTrip) e sem guia, o que não foi problema nenhum, visto que o motorista que nos levou informou tudo o que precisávamos durante a viagem, um agradável polonês que infelizmente não gravei o nome.
Saimos cedo de Dublin, por volta das 7h, e nossa primeira parada foi no centro da cidade de Galway. Fomos numa quinta-feira, o que foi muto bom pois pudemos ver a agitação diária da cidade, que estava cheia de turistas, com a praça enfeitada e um clima muito especial de cidade do interior. Além das belezas históricas que encontramos.


                                      Praça decorada com brasões das famílias tradicionais da cidade.

Praça Central vista por outro ângulo.
                               Trem que leva turistas aos pontos mais interessantes da cidade.

Como boa cidade típica irlandesa, música é o que não podia faltar. Encontramos vários artistas se apresentando. E fico pensando... onde mais vou encontrar alguém tocando harpa no centro de uma cidade se não for por aqui. Sentiremos saudades!




Seguimos em direção a uma rua com comercio centenário, com lojas que se orgulham de estarem funcionando a muitos anos atrás.


Joalheria Celta que funciona desde 1750.



Lojinhas de produtos artesanais.

No final deste mercado a céu aberto, encontramos o Latin Quarter, com alguns restaurantes, o Arco Espanhol e o Museu de Galway (não entramos) ao lado de sua baía. O centro é muito pequeno dá para conhecer tudo andando e sem cansar muito.

                                           Paulo em frente ao The Spanish Arch

                                                            Museu de Galway.

 The Latin Quarter.

Após nosso rápido passeio à cidade, seguimos viagem e nossa próxima parada foi visitar o Dunghaire Castle, e tivemos a infelicidade de encontrar o lago que cerca o castelo bem seco, o que tirou um pouco seu encanto. Mas ainda assim valeu a visita. Entrada é gratuita, só se cobra para subir na torre, mas como não era tão alta assim, não subimos.




Depois do castelo, seguimos para a parte mais esperada da visita, ao menos para mim (Tatiane). E depois de muito cansaço, estrada um pouco difícil às vezes, chegamos ao Cliffs of Moher, o local de visitação obrigatória para quem visita a Irlanda. Eu sempre quis ir lá, desde que vi o filme "Quer casar comigo?", em que a cena mais esperada, em que o mocinho pede a mocinha em casamento, é gravada nestes penhascos. E enfim chegamos lá, e meu primeiro susto foi a quantidade de turistas que encontramos ainda numa quinta-feira, nem imagino como fica nos fins de semana. Mas chega de escrever... as imagens falarão melhor por mim, aproveitem...
                            Muitos ônibus de turismo no estacionamento do Centro Turístico.

                        Entrada do Centro e restaurante construído dento da montanha, muito legal!



                         Em direção às montanhas, você pode escolher ir para direita ou esquerda...

                    Nós escolhemos ir primeiro para o lado mais alto dos cliffs, a direita.
                                Avisos espalhados em toda parte, sim... muito perigoso!
                                    Uma das primeiras vistas... a O'Brien's Tower.

                     Em seguida uma das visões mais lindas de toda nossa vida...

                                                                     ...Cliffs of Moher

                     Um verdadeiro espetáculo da natureza, mais de 200 metros de altura até o mar.

                                  De lá vimos os cruzeiros que visitam os Cliffs através do mar.

                                       O melhor click de toda minha vida, sensação indescritível!

A visão que tínhamos ao olhar para baixo.


Esta foto tiramos quando fomos para o lado esquerdo dos Cliffs.

Ufa... depois destes visuais de tirar o fôlego, não tenho muito mais o que dizer a vocês. Mas não posso encerrar sem dar a dica para quem quer visitar os cliffs pelo mar, através dos barcos fretados. Nós optamos por não ir, pois estamos com um cruzeiro marcado e estamos fugindo um pouco deste tipo de transporte por agora, rsrs Mas a turma que estava na van conosco foi, o valor do tour de aproximadamente 1 hora são 10 Euros por pessoa, os barcos saem de uma praia próxima aos cliffs, e tem barco saindo toda hora. 
                                        São várias empresas que fazem o serviço de tour.
                         A empresa escolhida pelos nossos amigos, e eles se aprontando para a viagem.
Os barcos saem cheios a toda hora.

Enquanto esperávamos na praia pelo retorno do restante do pessoal para nosso retorno a Dublin, ficamos apreciando a bela vista e tivemos uma agradável surpresa...

                                               Um golfinho veio visitar a praia...
                    ...e passou um bom tempo brincando com sua amiga para nossa alegria!

                  E assim terminou nosso dia de passeio, nada mal para uma quinta-feira!

Até a próxima!





5 comentários:

  1. Ei Natalie, ficamos imensamente felizes por vocês terem gostado do nosso post, acompanhamos seu blog e é uma honra participar da #Viajosfera.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Só pra lembrar vocês, o nome do polonês simpático é Mickael, mais conhecido como Mick. Vivi 2 meses na Irlanda no ano passado e fiz meu transfer do aeroporto pra minha residência com o pessoal da GM Trip, os quais fiquei amigo. O sócio do Mick é um brasileiro chamado Gabriel, gente finíssima! :) Concordo inteiramente com você a respeito de tentar conhecer ao máximo esse país mágico e maravilhoso chamado Irlanda, e foi o que eu decidi fazer quando morei aí também. Fiz no total 5 passeios enquanto estive na Irlanda:

    1) Oeste da Irlanda: Galway, Cliffs of Moher e Connemara (Galway Tour Company)
    2) Irlanda do Norte: Belfast, Giants Causeway e Carrick-a-Rede Rope Bridge (Paddywagon Tours)
    3) Newgrange e Hills of Tara (Newgrange Tours by Mary Gibbons)
    4) Powerscourt Estate e Enniskerry (Conta própria)
    5) Wicklow e Glendalough (Wild Wicklow Tours)

    Recomendo todas as companhias citadas, mas a que eu fiz o tour para o Oeste da Irlanda é fora de série (Galway Tour Company). Eles são uma companhia local de Galway. Os guias são fantásticos, conhecem a região como ninguém, são super divertidos e prestativos, cheios de histórias pra contar, parece que você está viajando com amigos que querem te agradar o tempo todo. :) Não sei se vocês visitaram a região de Connemara, mas eu digo pra vocês, eu me emociono cada vez que lembro daquele lugar, pois aquilo ali é pura mágica. Montanhas como as Highlands, lagos perfeitos, castelos, monastérios, cidadezinhas com casas coloridas, tudo isso recheado de estradinhas para leprechauns e ovelhas, hehehe. Fui lá no final de Novembro, estava muito frio, mas foi inesquecível, ainda voltarei lá no verão.

    Galway é fora de série também, conheci ela mais a noite, com muito frio e foggy, mas pude sentir o clima que só aquela cidade tem. Lembro que estava acontecendo uma feirinha de Natal na praça central, o que deu um charme a mais. O Latin Quarter é sensacional, parece uma rua medieval até hoje. Pude experimentar lá o melhor Irish Stew da Irlanda num restaurante chamado Riordan's, pelo menos na minha opinião, hehe.

    Reitero novamente aos brasileiros que estão morando na Ilha Esmeralda: conheçam a Irlanda, se inspirem!! Acho que me envolvi até demais com esse país, pois procurei conhecer tudo o que foi possível na minha estadia lá, não só pelos passeios por Dublin e pelo país, mas a respeito da história da região, que é fascinante. Não há como você não mudar seus conceitos e se inspirar depois de viver numa terra daquelas, cheia de magia e belezas, mas também cheia de sofrimento e superação. A verdade é que eu nunca mais fui o mesmo desde que voltei ao Brasil, a 9 meses. Meu amor pela Irlanda hoje é incondicional, e as saudades são muitas.

    Obrigado por me lembrarem de momentos muito felizes. Queria poder ter mais paciência e tempo pra relatar para as pessoas das minhas experiências de viagens como vocês, quem sabe a resposta a esse post já seja um primeiro passo!

    Um abraço pra vocês! Cheers!

    ResponderExcluir
  3. Luiz Felipe ficamos emocionados com seu relato e concordo com todas as suas palavras quanto à grandeza e magia da Irlanda. Estamos perto da nossa volta ao Brasil e já sentimos saudades daqui. Nós também já fomos aos pontos citados na Irlanda do Norte (http://paineldomundo.blogspot.ie/2013/08/irlanda-do-norte-parte-1.html) e também a Powerscourt House. Queremos ir em outros lugares, mas já agendamos viagens pela Europa e estamos lutando contra o tempo, rsrs
    Quanto a escrever sobre esta grande paixão, acredito que este texto sim já é um grande começo e caso resolva criar um blog conte conosco. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de tudo que li, muito bom mesmo. Estou indo com 5 amigas e ficaremos em Dublin de 23 a30 de junho e preciso saber quem pode nos levar nesses lugares. Pode me dar dica onde consigo vam, qual a melhor maneira de fazermos os passeois. Da tempo e o que sugere para gente. Obrigada, abraços,Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sueli! Que legal saber que vocês irão visitar este lugar lindo. Nós vuajamos pela Gm Trip e recomendamos. Eles também fazem para Irlanda do Norte. São viajens de apenas um dia e valem a pena. No nosso post sobre nossa ida à Irlanda do Norte tem o link deles. Um abraço!

      Excluir

O que você achou deste post?